Por que é procurada a cirurgia corretiva do nariz ou Rinoplastia?


A Rinoplastia, ou cirurgia corretiva do nariz, é uma cirurgia cada vez mais procurada tanto por homens como por mulheres, adultos de todas as idades, que procuram um nariz harmonioso.

O nariz tem um papel muito importante na face, não só como órgão sensorial, mas também como participante na estética e harmonia da face.

Por vezes, é o nariz que “marca” a face de alguém, fazendo com que se distinga no meio de tantas outras. No entanto, este protagonismo tanto pode ser considerado positivo, se for um nariz harmonioso e adequado para a face, ou pode ser considerado negativo, se o mesmo trouxer complexos e insatisfações para a pessoa.

Existem alterações do nariz que já nascem conosco (congênitas), resultando do nosso mapa genético, familiar ou racial. Podem também consistir em alguma malformação no normal desenvolvimento fetal.

Outras alterações são adquiridas ao longo da vida, por crescimento anormal de cartilagens, ou por traumatismo da porção cartilagínea ou porção óssea do nariz, com posterior cicatrização incorreta.

Assim, um nariz pode estar inadequado e em desequilíbrio com a restante face, por ser demasiado grande ou pequeno, achatado ou arrebitado, com depressões ou desvios.

A Rinoplastia é assim procurada para correção de qualquer malformação ou característica anormal ou diferente do nariz, que traga à pessoa alguma insatisfação. A cirurgia corretiva do nariz permite remodelá-lo de acordo com o problema identificado, renovando a sua forma com o objectivo de conseguir um nariz harmonioso com o resto da face.

Qualquer pessoa pode ser submetida à Rinoplastia?

As expectativas de se conseguir um “nariz perfeito” devem ser desencorajadas. Qualquer pessoa pode ser submetida a uma Rinoplastia desde que as suas expectativas sejam as mais reais possíveis, pois caso contrário nunca estará satisfeita.

O resultado final depende não só do problema base como também do processo de cicatrização, sendo cada caso, uma caso diferente, tipo de pele, estrutura nasal.

Benefícios da Rinoplastia

A Rinoplastia, ao corrigir, remodelar e esculpir um nariz que apresenta alguma característica menos adequada, contribui para a melhoria da estética da face.

Narizes muito marcantes podem trazer complexos e insegurança às pessoas, limitando a sua vida cotidiana ao contribuir para a baixa de auto estima.

Por vezes, pequenas e ligeiras alterações efetuadas na cirurgia corretiva do nariz, são o suficiente para mudar estes aspectos, conseguindo melhor qualidade de vida.

Por outro lado, à Rinoplastia pode ser associada uma cirurgia de correção do septo nasal, constituindo uma Rinosseptoplastia, cirurgia essa que contribui em larga escala para a desobstrução nasal, em pessoas com obstrução crônica causada pelo desvio do septo nasal.

Pessoas que sofrem de obstrução nasal crônica podem ter um padrão de sono fragmentado, por dificuldade respiratória enquanto deitados a dormir, contribuindo para sonolência diurna, irritabilidade, dor de cabeça, aumento do stress em geral.

Assim, tanto a nível puramente estético ou a nível funcional, a rinoplastia pode trazer melhoria à qualidade de vida de uma pessoa, com desenvolvimento do perfil psicológico e físico.

Fonte: LMR Rinoplastia - Portugal

Tags

Av. Mato Grosso, 2400 - Esquina com a Rua Goiás

Jardim dos Estados - Campo Grande, MS

T. 67 3327 0232

C. 67 9 9257 2306

C. 67 9 9232 6909